Warning: Declaration of Portfolio_Walker::start_el(&$output, $category, $depth, $args) should be compatible with Walker_Category::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /nfs/c07/h04/mnt/173191/domains/salaoeliana.com.br/html/wp-content/themes/kingsize/functions.php on line 0

Warning: Declaration of description_walker::start_el(&$output, $item, $depth, $args) should be compatible with Walker_Nav_Menu::start_el(&$output, $item, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /nfs/c07/h04/mnt/173191/domains/salaoeliana.com.br/html/wp-content/themes/kingsize/lib/menu-walker.php on line 0
Cuidados com a sua saúde | Salão Eliana

Cuidados com a sua saúde

Desde 31 de agosto de 2010 os salões de beleza não podem mais recorrer a estufas, fornos elétricos e equipamentos à base de radiação ultravioleta para esterilizar espátulas e alicates.  Entrou desde então o regulamento técnico para processamento de artigos que proíbe essa prática. A medida tem por objetivo reduzir os riscos de doenças provocadas pelo uso de materiais perfurocortantes utilizados por manicures e pedicures. O regulamento foi aprovado pelo governo estadual, por meio da portaria 500, no dia 31 de agosto de 2010.

Salão Eliana segue a risca as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária(ANVISA) visando o bem estar de seus clientes.  Um dos cuidados tomados pela empresa é o uso de autoclaves, aparelhos que esterilizam materiais através de calor úmido. Além disso, todos os utensílios são lavados e escovados com sabão e água potável.  Aos profissionais, é exigido o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, aventais e óculos.

De acordo com a infectologista Nicole Golin, da Secretaria Municipal de Saúde, o perigo de contrair doenças como hepatites B e C começa quando uma pessoa entra no salão de beleza para fazer as unhas.

– As manicures geralmente cortam a cutícula e isso sangra. Uma gota de sangue pode favorecer a transmissão, pois (em caso de contaminação) há uma enorme quantidade de vírus no sangue – explica.

– É importante que as pessoas tenham consciência do perigo que este tipo de doença representa para a saúde. Por isso, é fundamental que os salões de beleza obedeçam às normas de manutenção e armazenamento dos materiais.

As regras

• Não é permitido o uso de estufas ou fornos elétricos para esterilizar materiais;
• Funcionários devem usar equipamentos de proteção individual.
• Equipamentos devem ser lavados com água potável, detergente e escovas de cerdas macias;
• Após limpos, materiais devem ser acondicionados em embalagens regularizadas junto à Anvisa;
• As embalagens devem conter a identificação dos artigos, a data e o prazo de validade da esterilização, e o nome do responsável;
• Quando houver atendimento domiciliar, os artigos devem ser descartáveis ou do cliente.

O que é um autoclave

• Um aparelho para esterilização através de calor úmido e sobre pressão. É um dos métodos mais eficazes de destruição de microrganismos, como vírus, por exemplo.

• Existem mais de seis tipos de autoclaves. O tempo de permanência dos utensílios a serem esterilizados dentro dos autoclave varia de acordo com o modelo

  

Artigo Completo:

http://www.hairbrasil.com/congresso/sebrae2009/fiorentini.pdf